segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO


O FARISEU era um ricaço obcecado pela sua própria virtude, do tipo Cristiano Ronaldo, Messi, Fábio Coentrão, Duarte Lima, Ricardo Salgado, Mota, Belmiro, Amorim e tantos outros que devido ao seu elevado numero são difíceis de nomear.   
PUBLICANO era, no tempo de Cristo, um humilde funcionário publico cobrador de Impostos, aos quais não podia fugir devido aos seus parcos rendimentos.
Não tinha contas nas offshores não era solidário, nem contribuía para as associações dos coitadinhos, não visitava crianças doentes nem lares de idosos. Não contribuía para a sopa dos pobres, misericórdias, bancos alimentares contra a fome, Ami, caritas e outras que tais que são difíceis de enumerar devido ao seu elevado numero.
Segundo reza a parábola, ao Publicano não foi erigida nenhuma estatua, nem existem ruas com o seu nome.
Dois homens, um FARISEU e outro PUBLICANO, subiram ao templo para orar.
O FARISEU.
- Ó Deus, graças te dou que não sou como este publicano, nem como os demais homens, que são ladrões, injustos e adúlteros.
- Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
O PUBLICANO não ousava levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo. 
- Ó Deus, sê propício a mim pecador. 
De acordo com S.  Lucas 18:9-14, a história termina com a conhecida frase de Jesus. «Porque todo o que se exalta, será humilhado, mas o que se humilha, será exaltado.» (Lucas 18:14).
A questão não é a exaltação ou a humilhação, até porque todos querem ser exaltados e estão-se nas “tintas” se forem humilhados, desde que daí advenha uns euritos.
As burlas fiscais, as fugas e lavagens de capitais, destroem o bem-estar social e enriquece os criminosos.
Juros astronômicos que ganham sobre os valores que tinham de pagar de impostos e que não pagam.
Benefícios fiscais por contribuírem para as tais associações de apoio aos coitadinhos.
Sou um PUBLICANO na esperança que Deus me seja propício, mas sinceramente que, não sendo invejoso, não me importava de ser FARISEU do tipo Ricardo Salgado ou Cristiano Ronaldo.
E Vocês?