domingo, 29 de setembro de 2013

XEQUE AO REI

ACABEI AGORA MESMO DE LER NO JORNAL DE MAIOR TIRAGEM DE PORTUGAL, O JORNAL DE NOTICIAS, QUE E PASSO A CITAR: "CENTENAS DE PESSOAS MARCHARAM ONTEM EM MADRID PELA ABOLIÇÃO DA MONARQUIA E PARA PEDIR A ABERTURA DE UM NOVO PROCESSO CONSTITUINTE".
QUANTO AO NOVO PROCESSO CONSTITUINTE ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO.
QUANTO À ABOLIÇÃO DA MONARQUIA SOU COMPLETAMENTE CONTRA.
SEJA O REI O QUE QUER QUE SEJA, RECONHEÇO-LHE ELEVADA DIGNIDADE. O MESMO DIREI DA FAMÍLIA REAL, COM ELEVADO APREÇO PELO PRÍNCIPE.
DESCONHEÇO À QUANTO ANOS O REI EXERCE O PODER, MAS SEI QUE FOI DESDE A MORTE DE FRANCO.
QUANTO À SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA MONÁRQUICO SERIA INTERESSANTE DISCUTIR NO ENTANTO QUANDO COMPARADO COM O SISTEMA DITO REPUBLICANO NÃO HÁ DISCUSSÃO QUE SE LHE SOBREPONHA, VEJAMOS.
COMO ANTES DIZIA, DESCONHEÇO HÁ QUANTO TEMPO O REI DE EXERCE O PODER.
SE COMETEU FRAUDES FISCAIS, BANCÁRIOS, DESVIOS DE DINHEIROS PÚBLICOS COM TRANSFERÊNCIAS PARA AS ILHAS CAYMAN, NÃO SABEMOS NEM É DO CONHECIMENTO PUBLICO.
PORTANTO, SE DEFRAUDOU OS SEUS CONCIDADÃOS, O QUE NÃO ME PARECE SER VERDADEIRO DEVE O TER FEITO NO INICIO DO SEU REINADO.
QUERO COM ISTO DIZER QUE SE "ROUBOU", JÁ "ROUBOU" O QUE TINHA DE "ROUBAR."
NO SISTEMA REPUBLICANO, ONDE OS MANDATOS SÃO DE QUATRO OU DE CINCO EM CINCO ANOS OS "GATUNOS", OU LADRÕES INSCRITOS NOS PARTIDOS POLÍTICOS, REVEZAM-SE DE TEMPOS EM TEMPOS, SAEM UNS E ENTRAM OUTROS, OU SEJA: TEMOS SEMPRE "CARAS" NOVAS A ROUBAR E A PROTEGEREM-SE UNS AOS OUTROS.
ALÉM DISSO SOMOS OBRIGADOS A SUSTENTAR AS SUAS REGALIAS E MORDOMIAS QUANDO DEIXAM DE SER PODER.
DEIXO BEM CLARO QUE ESTE "ARTIGO" NÃO É DIRIGIDO AO SENHOR PRESIDENTE NEM EX. PRESIDENTES DA REPUBLICA PORTUGUESA, PELOS QUAIS TENHO ELEVADO APREÇO, CONSIDERAÇÃO E RESPEITO. 
PELO QUE ME É DADO CONHECER SEMPRE OS ENTENDI E ENTENDO COMO PESSOAS HONRADAS E HONESTAS, COM EXCEPÇÃO DE UM CASO DE ACÇÕES NO BPN, SE É QUE FOI OU HOUVE ALGUM CASO.
EM PORTUGAL, NO PRESENTE MOMENTO, OS PORTUGUESES SUSTENTAM QUATRO EX. PRESIDENTES DA REPUBLICA, NÃO SEI QUANTOS EX.PRIMEIROS MINISTROS, PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA, E ASSIM POR DIANTE, QUE MANTÊM AS MESMAS REGALIAS E MORDOMIAS DE QUANDO ERAM PODER.
ORA EU PERGUNTO:
QUE SERÁ MELHOR MANTER AS REGALIAS E MORDOMIAS DE UM ÚNICO REI QUE SE PERPETUA NO TEMPO ATRAVÉS DOS SEUS HERDEIROS, OU DE QUATRO OU CINCO ANOS ANDAR A MUDAR DE REIZINHOS MANTENDO-LHES AS REGALIAS QUE SÃO EXTENSIVAS AOS SEUS PRINCEPEZINHOS, PRINCESAZINHAS?

OS ESPANHÓIS QUE SE CUIDEM!  

DEPOIS NÃO SE QUEIXEM!